Na matéria anterior, eu contei pra vocês um pouquinho de como foi a minha experiência ao subir em um avião pela primeira vez, e como eu disse, não sabia com o que estava mais ansiosa, quando agendamos a viagem, então agora, vou deixar aqui sobre como foi estar lá por alguns dias, e algumas dicas de lugares que vocês podem visitar.
O Rio Grande do Sul, é conhecido mundialmente por ser a Europa Brasileira, e com certeza faz jus ao nome que recebe. A estrutura dos pontos turísticos com certeza vão te fazer viajar no tempo, e lembrar das cenas de cinema da Europa, com casinhas que mais parecem casas de boneca, e paisagens encantadoras no trajeto.
Quando você chegar em Porto Alegre, precisará se locomover até Gramado, que fica mais no interior do Estado, então se prepare porque serão mais ou menos 2h de viagem de carro, ou ônibus dependendo de como fechou seu passeio.
A parte "tri" se estiver com uma agência, é que a sua guia vai contar histórias locais bem legais, poderá ganhar um docinho, e aprender algumas "gírias" de gaúcho, então provavelmente vai dar muitas risadas.
Gramado, tem aquele clima acolhedor, e quando você estiver dentro da cidade, vai se perder, sem saber pra onde olhar, onde fotografar e onde ir primeiro, porque vai querer estar em todos os lugares de uma vez só.
Nosso hotel foi ótimo, as acomodações do quarto foram super confortáveis com tudo funcionando (secador e ar condicionado pra esquentar, chuveiro, TV) e uma sacadinha maravilhosa, além de estar muito bem localizado, próximo ao centro e ao pórtico de entrada.
No primeiro dia, quando chegamos não deu pra passear muito, precisávamos almoçar, e finalizar algumas coisas dos passeios, então, você acaba querendo a cama do hotel pra dar uma relaxada, e se vocês se recordam estava garoando quando chegamos.
Uma das coisas mais legais de Gramado, é que a maioria dos restaurantes possui serviços de "leva e trás", ou seja, você pode pedir pro restaurante te buscar no hotel, e ao finalizar seu jantar ou seu almoço ele te leva de volta.
Na recepção do nosso hotel, como chegamos antes do horário para Check- In, não tivemos problema, fomos bem atendidos, preenchemos os dados, fomos informados de tudo o que seria importante sobre a nossa estadia pelo recepcionista/atendente ( só tem rapazes nas recepções gente), isso mesmo, pra facilitar o carregamento de malas, geralmente só tem homens na recepção dos hotéis, pelo menos na maioria. Logo, informamos que precisávamos almoçar, e ele nos deu algumas dicas, e fez o contato com o restaurante para nos buscar.
Pensem num lugar bacana! Comida incrível! Uma dica pra quem vai, e quer aproveitar ao máximo a cultura gaúcha, é que lá, todo restaurante praticamente tem carne direto na churrasqueira, e que o suco de uva é muito melhor que qualquer outro que você queira beber. São naturais e claro, produzidos ali mesmo. Então, nada de refri ou suco de laranja. É praticamente regra e em todos os lugares onde você for fazer sua refeição, todas as entradas de sopas e caldos aompanham os deliciosos agnoline ou capeletti em sopas e caldos, então, não deixe de provar! Você vai sentir a diferença.
Uma coisa bem bacana pra quem está no Sul e pra quem tem vontade de conhecer, vai perceber que gaúcho é de uma simpatia e de uma humildade incríveis. Pensa num povo que bate papo, sem receio e te ajuda com tudo o que você precisar!
Lá você vai ver grandes hotéis e hotéis mais simples, mas de simples não tem nada! Tudo é de muita qualidade e sofisticação.
Conseguimos descansar um pouco. A tarde, chega aquele horário da fome, e ainda não sabíamos onde jantar. Pegamos aquela indicação na recepção e claro, não poderia ter sido melhor.
Fomos parar no Galeto Itália. Um restaurante próximo ao hotel, onde fomos levados pelo serviço de busca, e quando chegamos, ficamos mais encantados ainda.
Há quem diga que comer no Sul é caro, e que tudo em Gramado é caro. Sempre digo que custo é relativo ao valor da sua satisfação. E lá, tudo vale a pena. O restaurante é uma ótima opção pra quem está em família, gosta de ambientes tranquilos e uma boa refeição, além de ter um ótimo preço.
Em plena segunda-feira, tinha um maravilhoso rodízio de massas, entrada com sopas e caldos, pratos A La carte, sobremesa e um galeto delicioso e enorme incluídos! Era tanta comida e tudo muito bem servido. Daqueles que você precisa pedir pra parar!
Como na terça já tínhamos um passeio agendado, que foi incluído no fechamento da viagem, lá fomos nós.
Conhecemos alguns pontos mais comuns em Gramado, que todo mundo precisa ir, como o famoso Museu de Cera, o Museu da Harley, Mini Mundo, Mundo a Vapor (você já fica encantado pelo exterior do lugar) e a estrutura externa retrata um antigo acidente férreo. Fomos também ao Museu de Pedras, passamos pelo Lago Negro, Cascata do Caracol, Fábrica de Chocolates. Esses são pontos bem conhecidos pra quem vai visitar a cidade, e que provavelmente toda agência de turismo acaba te levando.
Mas, Gramado tem inúmeros lugares pra visitar.
Alguns lugares que valem a pena você ir, por exemplo é o Parque Le Jardin. A entrada é gratuita e é maravilhoso. Com estufa de Lavandas, e um jardim incrível. Tem aquela lojinha de decoração pra comprar a sua lembrança e uma pequena cantina, pra você provar um delicioso Apfelstrudel feito na hora!
Em todo lugar, tem muita degustação de vinho mas um dos que mais amamos foi a Adega Tradição! Agora, já com uma nova loja, nela você vai encontrar a melhor degustação de vinhos, bebidas e queijos, além do atendimento especial com a equipe, incluindo o querido Márcio, dono da adega.
Tem também o IceBar, ou Bar de Gelo. Ele funciona durante o dia para passeio é a noite é bar mesmo. Lá a sua experiência com o frio é extrema. Com roupas especiais, a temperatura vai chegar à -24°C ,acredite! Mas quando acabar o passeio você pode se esquentar com um maravilhoso chocolate quente servido pela cantina ali fora.
Na segunda noite de passeio, através dos amigos que fizemos na viagem fomos convidados a ir em uma pizzaria surreal! Você vai se sentir na Disney! Se estiver em Gramado, vá até a Pizzaria temática Porto Cara de Mau! Essa experiência você vai levar pra sempre e não vai mais querer sair dali! Só quem visita sabe a sensação incrível que o lugar te proporciona. Só pra constar, o Chef Pizzaiolo ganhou um prêmio super especial, como o melhor do país na ultima copa de pizzarias!
Uma dica pra quem vai com a família, crianças muito pequenas podem se assustar com o lugar. Tem Ballet, e os garçons não são comuns, são piratas, e além disso tem uma baladinha la dentro. Nada de alvoroço mas alguns clientes se empolgam. Se seu filho for muito pequeno ele pode chorar rsrs, mas tem um espaço Kids mega especial também!
Dica importante para quem vai andar no centro da cidade, é estar sempre com um casaco a mãos mesmo que esteja mais quentinho, uma bota ou coturno e de preferência uma sombrinha em mãos. O tempo costuma mudar com muita facilidade e rapidez, então não se engane.
Um dos lugares bacanas de conhecer no centro de Gramado, é a Rua Coberta, você vai encontrar várias lojinhas sofisticadas ali, barzinhos alemães, bem típicos e se der sorte, vai dar de cara com uma feirinha.
As dicas de Gramado não param por aí. Pra quem quer ver uma típica noite gaúcha, o restaurante mais tradicional de lá é o famoso Garfo e Bombacha, cheio de atrações, música boa e um banquete de encher os olhos. Tem também as noites Italiana e Alemãs em alguns lugares, e quem vai pra Gramado não pode deixar de provar o Foundue original. Aqui em São Paulo nós conhecemos as derivações, mas sair da Serra sem provar um delicioso Foundue e um Matte quente, não dá!
Aproveite a viagem e se você conhece mais algum lugar que vale a pena visitar, coloca ai nos comentários!
Mundo a Vapor
Cascata do Caracol
Pizzaria Temática Porto Cara de Mau
Catedral de Pedra - Canela
Le Jardin
Pórtico de Entrada









0 comentários:
Postar um comentário